Como ter acesso ?
Para garantir aos estudantes a permanência e o direito às condições necessárias à sua vida acadêmica, a UFJ possui uma política de assistência estudantil, gerida pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e pela Coordenação de Ações Pedagógicas Especiais (CAPE).
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE)
A PRAE é mantida com o financiamento anual do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), do Governo Federal, e é responsável por prestar apoio a saúde mental, física e financeira dos estudantes com matrícula ativa na UFJ.
As Bolsas de Assistência Estudantil:
Alimentação
Moradia
Incentivo Pedagógico
Auxílios Transporte e Creche
destinam-se às/aos discentes oriundas/os de família de baixa renda (até 1,5 salário-mínimo per capita), e têm por finalidade contribuir enquanto complemento financeiro para custeio das despesas básicas das/os discentes, para dedicação à vida acadêmica e consequente permanência na universidade até a conclusão do curso de graduação.
A PRAE Implementará ainda, em 2023, os auxílios:
Participação em eventos
Auxílio Saúde
Auxílio Colmeia (PCD)
Auxílio Esporte
Auxílio Eventual
que são destinados aos discentes de graduação oriundos de famílias de baixa renda (até 1,5 salário mínimo per capita) e tem por finalidade atenuar situações caracterizadas como emergência financeira, por meio de avaliação e demandas. Em breve os editais serão lançados.
A Coordenação de Ações Pedagógicas Especiais (CAPE)
A CAPE tem como objetivo viabilizar uma educação superior inclusiva aos estudantes com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, por meio da eliminação ou minimização de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas, informacionais e comunicacionais.
Portanto, as atribuições desta Coordenação envolvem:
Conscientizar a comunidade universitária do direito das pessoas com deficiência e do processo de inclusão em um ensino superior publico de qualidade, minimizando as barreiras atitudinais.
Oferecer apoios diversos por meio de soluções para a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação, buscando seu ingresso, acesso e permanência, favorecendo a aprendizagem, no ambiente universitário;
Orientar as coordenações e professores dos cursos da Universidade Federal de Jataí na adequação curricular para atender às especificidades do estudante com necessidade educacional especial.
O estudante que porventura necessite de atendimento, deverá entrar em contato com a CAPE pelo e-mail: cape@ufj.edu.br.