Como ter acesso ?
Para garantir aos estudantes a permanência e o direito às condições necessárias à sua vida acadêmica, a UFJ possui uma política de assistência estudantil, gerida pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e pela Coordenação de Ações Pedagógicas Especiais (CAPE).
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE)
A PRAE é mantida com o financiamento anual do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), do Governo Federal, e é responsável por prestar apoio a saúde mental, física e financeira dos estudantes com matrícula ativa na UFJ.
O conjunto de ações ofertados pela PRAE inclui:
Atendimento Psicológico
Auxílio Moradia
Auxílio Alimentação
Auxílio Permanência
Auxílio Eventual
Incentivo à participação em eventos
A Coordenação de Ações Pedagógicas Especiais (CAPE)
A CAPE tem como objetivo viabilizar uma educação superior inclusiva aos estudantes com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, por meio da eliminação ou minimização de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas, informacionais e comunicacionais.
Portanto, as atribuições desta Coordenação envolvem:
Conscientizar a comunidade universitária do direito das pessoas com deficiência e do processo de inclusão em um ensino superior publico de qualidade, minimizando as barreiras atitudinais.
Oferecer apoios diversos por meio de soluções para a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação, buscando seu ingresso, acesso e permanência, favorecendo a aprendizagem, no ambiente universitário;
Orientar as coordenações e professores dos cursos da Universidade Federal de Jataí na adequação curricular para atender às especificidades do estudante com necessidade educacional especial.
O estudante que porventura necessite de atendimento, deverá entrar em contato com a CAPE pelo e-mail: cape@ufj.edu.br.