Bolsas Acadêmicas

Os estudantes podem pleitear diferentes bolsas ofertadas pela UFJ aos estudantes de graduação, relacionadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Extensão, Cultura e Esporte (PROBEC/PROVEC): visa a participação de estudantes em atividades de extensão e cultura que promovam a interação da Universidade com a sociedade para a construção de uma cidadania que objetiva a transformação social.


Para mais informações, acesse o site da PROECE:

Iniciação Científica, Tecnológica e em Inovação (ICTI): visa promover a participação dos estudantes em atividades de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.


Iniciação à Pesquisa das Licenciaturas (PROLICEN): destinada aos estudantes de licenciatura da UFJ, com planos de trabalho que tenham relação direta com os cursos de licenciatura e articulação com a educação básica.


Para mais informações, acesse o site da PRPI:

Monitoria: busca ampliar a participação dos estudantes nas atividades de ensino, possibilitando experiências de acompanhamento do trabalho dos docentes da UFJ nos cursos de graduação.


Iniciação à Docência (PIBID): objetiva promover a iniciação à docência, para estudantes de cursos de licenciatura. Os bolsistas atuam no âmbito das escolas parceiras sob a supervisão de professores das redes públicas e orientação de professores coordenadores da UFJ.


Residência Pedagógica: permite o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso.

Para mais informações, acesse o site da PROGRAG: